Empresário viralizou ao pedir ajuda para produzir máscaras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vídeo de um empresário mineiro pedindo apoio para produzir aqueles protetores faciais para os profissionais da saúde viralizou nas redes. A iniciativa virou uma ação solidária.

Esse é um dos equipamentos no combate ao coronavírus. O protetor cobre o rosto do profissional que lida com pacientes infectados.

O trabalho do empresário Marcelo Andrade, de Juiz de Fora (MG), foi atingido pela ação da epidemia, que reduziu as atividades da economia. Teve que demitir funcionários e tem dificuldade em pagar o aluguel do espaço onde funciona sua empresa, a Galpão do Laser.

Até agora, recebeu mais de 7 mil mensagens de whatsapp com oferta de doações e pedidos de produtos.

“Infelizmente, como a grande maioria dos micro empreendedores, estou com atividades totalmente paralisadas e com risco de fechar as portas. Vi que alunos de universidades estão produzindo essas máscaras em 3D, mas a produção é limitada e fazem 15 por dia. Tenho uma máquina de corte laser de alta produção. Consigo fazer até 4 mil máscaras por dia”, diz Marcelo no vídeo.

“Mas a máquina está parada e meu objetivo é ajudar os hospitais e unidades de saúde que vão precisar. Coloco minha máquina à disposição e a minha mão de obra, mas não tenho recursos nem matéria prima”, continua o empreendedor, que pede apoio às pessoas.

Marcelo se juntou ao grupo “SOS 3D JF”, formado por médicos, profissionais da área de tecnologia e estudantes na produção desses protetores.

A cirurgiã Maria Augusta Sampaio de Souza faz parte do grupo e explica que o momento é de busca de insumo para produção do material. Muitas prefeituras e unidades hospitalares fizeram contato interessados nos protetores. E fabricantes do material, como o acetato que resulta na produção da máscara protetora mesmo, também fazem contato para doar. O mesmo para o plástico que produz o arco. E há a possibilidade dos interessados em fazerem doação.

O protótipo está sendo elaborado nos padrões exigidos pela Anvisa, a qual será submetido.

Integram também o projeto o micro-empreendedor Giordano Bruno da Rosa Vieira e o engenheiro mecatrônico Allan Landau de Carvalho Hilgemberg.

Veja