Governo terá que explicar vídeo contra o Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) enviou ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, um requerimento de informação para esclarecer quais medidas estão sendo adotadas pelo ministro em relação ao funcionário em cargo de confiança da Embratur, que narrou um vídeo convocatório para a manifestação pró-Bolsonaro e contra o Congresso, no dia 15.

O funcionário é Silvio Santos Nascimento, coordenador-geral de Publicidade e Propaganda da Embratur. Foi Nascimento quem, como locutor, conduziu praticamente todos os eventos da campanha de Jari Bolsonaro, inclusive a convenção nacional que o escolheu como candidato.

Eis os questionamentos da deputada:

* Quais as funções legais do cargo comissionado de coordenador-geral de Publicidade e Propaganda da Embratur?

* O Sr. Sílvio Santos Nascimento, que ocupa o cargo de coordenador-geral de Publicidade e Propaganda da Embratur, tem entre suas funções a tarefa de produção de vídeos para o presidente da República ou para grupos de apoiadores de Jair Bolsonaro?

* O Ministério do Turismo e a Embratur tomaram quais providências legais diante da constatação de que um servidor comissionado desta agência foi o responsável pela locução de um vídeo contendo ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal e convocando manifestação contra os dois poderes?

* Qual é a punição prevista pelas regras que regem os servidores da Embratur para exemplos como este de evidente desvio de função?

* Existem outros servidores comissionados da Embratur ou do Ministério do Turismo que têm como tarefa a produção de vídeos ou outros tipos de postagens eletrônicas não institucionais?

O Globo