Lula agita política na França

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na reta final de campanha das eleições municipais na França, a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comício de da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que tenta se reeleger, provocou protestos de rivais na disputa. Eles pediram à socialista transparência em relação aos gastos da viagem.

Na segunda-feira, Lula participou de dois eventos com Hidalgo. Primeiro, recebeu, na sede da prefeitura, o título de cidadão honorário de Paris, uma iniciativa de Hidalgo aprovada em outubro pela Câmara de Vereadores da capital francesa, no período em que o ex-presidente ainda estava preso. Na homenagem oficial realizada no imponente salão de festas da prefeitura, também estavam presentes a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Logo depois, os três petistas foram os convidados de honra de um comício de Hidalgo em um teatro da capital, onde fizeram discursos com elogios à prefeita. Haddad declarou ser “presidente do fã clube mundial de Hidalgo.” Esse evento da campanha da socialista foi organizado às pressas para aproveitar a visita dos dois ex-presidentes brasileiros.

Políticos ligados a uma das rivais de Hidalgo na disputa, Agnès Buzyn, da La République en Marche (LREM), partido do presidente Emmanuel Macron, denunciaram a “mistura” feita por Hidalgo entre suas atividades oficiais de prefeita e as de candidata à reeleição e questionam se houve boa utilização dos recursos financeiros da prefeitura.

“Várias questões surgem: o ex-presidente Lula veio a Paris para receber um prêmio em troca de uma participação em um comício?”, questiona Marie-Laure Harel, porta-voz de Buzyn em uma carta assinada por uma dezena de políticos da LREM ou de partidos que o apoiam.

No documento, os políticos, vereadores de Paris, perguntam se as despesas com a viagem (transporte, hotelaria, entre outras) serão pagas pelo contribuinte parisiense ou se estão incluídas nas contas de campanha de Hidalgo. “Utilizar recursos da prefeitura para beneficiar uma campanha eleitoral é totalmente contra a lei”, diz o documento. Uma cópia da carta foi enviada à Comissão Nacional de Contas de Campanha e de Financiamentos Políticos.

“Raiva. Anne Hidalgo torna Lula cidadão de honra: evento pago com o dinheiro público dos parisienses (valor: mais de € 30 mil) em plena campanha municipal”, publicou no Twitter o deputado macronista Mounir Mahjoubi, sem especificar como chegou a esse montante.

Hidalgo disse ao canal BFMTV que o ex-presidente Lula arcou com os gastos de sua viagem à França. A comitiva de Lula reúne uma dezena de pessoas, entre elas sua namorada Janja, um fotógrafo e uma assessora que divulga eventos e reuniões nas redes sociais. A assessoria não respondeu ao Valor sobre quem pagou os custos da viagem e qual o montante dos gastos.

“Seria aceitável, a menos de duas semanas do primeiro turno das eleições municipais [15 de março] e na pompa da prefeitura, que um título de cidadão de honra seja entregue a um homem que paralelamente apoia a sua candidatura e pretende até fazer campanha ao seu lado?” questiona ainda a carta enviada para Hidalgo. Os políticos macronistas pedem “transparência total” em relação às despesas com a organização e a divulgação do evento onde Lula recebeu o título de cidadão honorário de Paris.

Os gastos de Hidalgo ao longo de sua gestão tornaram-se um tema da campanha. Em seus discursos, Buzyn diz que Paris “está falida” e afirma que a dívida da prefeitura aumentou mais de 50% na atual gestão, atingindo € 6 bilhões.

A disputa para a Prefeitura de Paris está acirrada. Até recentemente, Hidalgo liderava as pesquisas, mas foi ultrapassada pela candidata da direita Rachida Dati, de Os Republicanos, partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Agnès Buzyn, em terceiro lugar nas pesquisas de opinião, foi escolhida candidata às eleições municipais apenas um mês antes do primeiro turno, depois que Benjamin Griveaux desistiu por conta da divulgação de vídeos sexuais.

Hidalgo não foi a única a se beneficiar da presença de Lula no comício. Alexandra Cordebard, prefeita do 10º distrito de Paris, área do teatro onde foi realizado o evento com Lula, Dilma e Haddad, postou fotos dela com Lula nas redes sociais. O 10º distrito de Paris é um bastião socialista da capital francesa. O partido comanda esse bairro há 25 anos.

Valor Econômico