Ministério da Agricultura cria comitê para evitar escassez de comida

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ana Branco/Agência O Globo

O Ministério da Agricultura montou um comitê de crise para monitorar e propor estratégias que evitem problemas no abastecimento de alimentos e bebidas no país, causado por medidas de contenção para combater a pandemia de coronavírus. Uma das funções do comitê será projetar cenários e elaborar propostas sobre impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, no mercados e na demanda.

Supermercados e redes de distribuição, casas agropecuárias, redes de transportes, varejões e feiras estão entre os segmentos que serão acompanhados pelo comitê de crise. Também se destacam distribuidores de produtos químicos e de nutrição animal. Em alguns casos, como na indústria de alimentos, o monitoramento será realizado em parceria com associações.

Segundo o Ministério da Agricultura, o comitê terá como foco propor medidas que contribuam para a manutenção do abastecimento em todo o país. Produção, mercado e infraestrutura estão no centro desse monitoramento.

Além de técnicos da pasta, participarão do grupo representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Embrapa. O comitê também vai promover a interlocução com outros órgãos do governo federal, além de estados e municípios.

O Globo