OMS alerta jovens e pede respeito a isolamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Denis Balibouse/Reuters

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, pediu nesta sexta-feira (20) que os jovens respeitem as restrições de movimentação impostas pelos países ao redor do mundo para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

“Tenho uma mensagem para as pessoas mais novas: vocês não são invencíveis. Esse vírus pode fazer vocês ficarem em um hospital por várias semanas ou até matá-los”, disse Adhanom. “E mesmo se você não ficar doente as escolhas que você faz sobre onde ir podem significar viver ou morrer para outra pessoa.”

Adhanom disse também que os dados sobre as infecções pelo COVID-19 mostram que pessoas com menos de 50 anos são uma parcela significativa dos pacientes que precisam ser hospitalizados pela infecção do novo coronavírus.

A OMS também afirmou que mudará sua recomendação para “distância física” em vez de “distância social”. O diretor da organização explicou que, em tempos de isolamento, encoraja todas as pessoas a se manterem conectadas por meio da internet e das redes sociais, mas distantes fisicamente umas das outras.

Em relação ao isolamento individual, ele fez uma série de recomendações para quem foi forçado a ficar em casa. “Nesses tempos difíceis, é importante continuar cuidando de sua saúde física e mental”, afirmou o diretor da OMS.

Entre as sugestões está a alimentação saudável para melhor funcionamento do sistema imunológico; a limitação do consumo de álcool e de bebidas com muito açúcar; a suspensão do fumo; e a realização de exercícios diários — 30 minutos para adultos e uma hora para crianças.

“Minha família não é diferente [da de vocês]. Minha filha agora tem aulas online em casa porque sua escola está fechada”, disse Adhanom.

Ele também destacou a importância de cuidar da saúde mental. “É normal sentir-se estressado, confuso e assustado durante uma crise como essa. Fale com pessoas que você confia e que podem te ajudar.”

Segundo números divulgados ontem (19) pela OMS, há 209.839 casos confirmados do novo coronavírus e 8.778 mortes em 168 países e territórios.

CNN