PT pede investigação da declaração de Bolsonaro sobre fraude

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:  Adriano Machado/Reuters

Parlamentares do PT entraram com ações na Justiça para que as afirmações do presidente Jair Bolsonaro de que teria ocorrido fraude nas eleições de 2018 sejam investigadas.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) e os deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ênio Verri (PT-PR) levaram uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que seja aberto um procedimento administrativo para apurar as falas de Bolsonaro. A sigla também pede que, “verificada a improcedência” das afirmações do presidente, a corte tome medidas como imputar ao presidente o crime de responsabilidade.

Os parlamentares também levaram uma representação contra Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) devido às mesmas declarações. Na peça, os petistas solicitam a abertura de um inquérito policial para apurar os fatos.

A oposição pede ainda que Bolsonaro seja ouvido para ratificar suas declarações e que apresente provas sobre as fraudes que mencionou. Os parlamentares solicitaram ainda que o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebbiano, hoje inimigo de Bolsonaro, seja ouvido na investigação.

Se aceitos, os pedidos podem abrir caminho para um eventual processo de impeachment do presidente. Se a PGR acatar a solicitação e abrir um processo criminal com a autorização da Câmara, cidadãos podem pedir abertura de um processo de impeachment.

O Globo