Turista brasileira doente viajou com medo de coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, com estado de saúde classificado como grave e diagnosticada com coronavírus, mencionou sua preocupação com a possibilidade de infecção em mensagem numa rede social no primeiro dia de sua viagem ao exterior.

Em 12 de fevereiro, ela publicou uma sequência de fotos ainda no aeroporto de Heathrow, logo após o desembarque na capital do Reino Unido. “Londres agora. Frio, chuva e susto do real Corona Vírus (sic)”, escreveu a passageira, que mencionou uma agenda de compromissos profissionais, incluindo visitas às universidades de Oxford e Cambridge.

Ela é advogada, com escritório na Região do Lago Sul, em Brasília. Viajou acompanhada pelo marido.

De acordo com boletim médico divulgado nesta terça (10) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a paciente respira com a ajuda de aparelhos e conta também com auxílio de equipamentos para a circulação de sangue. O marido teve a infecção pelo coronavírus confirmada na noite desta terça pelas autoridades de saúde do DF, conforme revelou o site G1.

Nos registros da viagem, o casal chegou a gravar um vídeo, dentro de um carro, o deslocamento entre o aeroporto e o hotel, após a chegada em Londres. Foi um roteiro intenso, com passagens por cidades na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda.

Em 20 de fevereiro, ela publicou novas fotos nas ruas de Dublin, na Irlanda. Acrescentou ainda que passou também pela cidade de Belfast. Dois dias depois, ela tirou uma foto em frente ao restaurante Bem Brasil Steakhouse em Liverpool, na Região Noroeste da Inglaterra. A culinária nacional, segundo ela, ajudou a “diminuir a saudade do nosso Brasil”.

Na legenda da foto diante do Shakeaspeare Centre, na cidade de Stratford, ela escreveu: “A cidade onde nasceu Shakespeare! Dispensa apresentações. O cansaço não vence uma profissional com atitude!”.

Em 24 de fevereiro, publicou uma imagem com as temperaturas previstas para o dia em Londres: “Tempo nublado. Máxima: 12º C. Mínima: 4º C”. Era o fim da viagem. No mesmo dia, publicou uma foto ao lado do marido, na classe executiva da aeronave com destino ao Brasil. Na imagem, ela estava sem máscara e aparentava cansaço. Também registrou o momento em que entrou no avião, com a legenda: “Hora de voltar!”.

Dois dias depois, a paciente e o marido chegaram em Brasília. De acordo com a advogada da família, Claudia Rocha, a mulher foi internada no dia 4, com a confirmação da infecção pelo vírus 24 horas depois. Ela ressaltou que, até o momento, o marido não apresentou sintomas característicos da doença.

Época