Vírus pode fazer Brasil crescer menos diz OCDE

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estava pronta no começo do ano para melhorar suas projeções de crescimento do Brasil, para cerca de 2% em 2020, após constatar que a atividade no terceiro trimestre havia sido mais forte do que o esperado.

Mas veio a crise do coronavírus e a projeção ficou em 1,7% para este ano e 1,8% para o ano que vem. Significa que o impacto do coronavírus no Brasil tirará ao menos 0,2 ponto porcentual do PIB neste ano, no cenário menos pior.

Jens Arnold, economista da OCDE, considera que o país “provavelmente não será um dos mais afetados” pelo impacto do coronavírus.

De um lado, o país tem o efeito negativo sobre o preço das commodities, em queda. No entanto, nota Jens, o total das exportações é relativamente pequeno em relação ao PIB brasileiro. A soma de exportações e importações responde por 25% do PIB, comparado a mais de 40% no caso da Alemanha.

Ou seja, ser relativamente fechado “neste momento pode trazer vantagem” pois o país acaba sendo menos afetado pelo cenário global.

Valor Econômico