Após saída de Moro, continua debandada na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) lamentaram publicamente a saída de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Alguns anunciaram renúncia.

O presidente desta instituição, Cesar Mecchi Morales, publicou nesta terça-feira o texto de uma videoconferência realizada por integrantes do órgão no qual eles questionaram a renúncia de Moro.

Na reunião, o conselheiro Wilson Damazio afirmou que a saída de Moro foi traumática. Segundo ele, a proposta diante da atual situação é de renunciar ao cargo. Ele informou que aguardará a próxima reunião para concluir os trabalhos. Depois disso, apresentará carta formal de renúncia a sua função no Conselho.

O presidente do CNPCP alertou que o pedido de renúncia deverá ser feito formalmente ao novo ministro da Justiça, André Mendonça, recém-indicado por Bolsonaro. Para ele, o Brasil ainda tem que se concentrar no combate ao coronavírus.

Após essa declaração, a conselheira Jocemara Rodrigues também manifestou a sua intenção de pedido de desligamento do cargo.

O conselheiro Danilo Pereira Junior disse ter tristeza pela situação e informou que irá formalizar pedido de desligamento nesta terça-feira. O conselheiro Paulo Sorci também apontou o seu pedido de renúncia ao cargo.

Já o conselheiro Marcio Schiefler solicitou divulgação de nota editada pelo CNPCP a favor de Moro pelos próprios membros deste órgão.

O conselheiro Mágino Alves informou que a situação é extremamente delicada e que comunga da opinião de diversas pessoas, mas sugeriu a todos para que participem de nova reunião sobre esse assunto nesta terça. Após essa declaração, o conselheiro Gustavo Marchiori manifestou expressamente pedido formal de renúncia a esses cargos na data de hoje

O conselheiro Aldovandro Fragoso lamentou a situação, mas sugeriu a permanência dos demais integrantes deste órgão até a próxima reunião com vista a manutenção do quórum para a deliberação dos trabalhos.

Valor Econômico