Caixa recebe 23 milhões de pedidos para o ‘coronavoucher’

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena

A procura de informais pelo cadastro ao programa de auxílio emergencial, conhecido como ‘coronavoucher‘, tem sido alta. Em um dia, a Caixa Econômica Federal registrou 23 milhões de pedidos de inscrição no programa que destina 600 reais a trabalhadores de baixa renda, limitado a 1.200 reais por família. O cadastro, entretanto, não significa que o trabalhador irá receber o recurso. Os dados serão processados pela Dataprev para saber se o informal realmente têm direito ao programa. O processamento leva pelo menos 48 horas.

O balanço da Caixa compila pedidos feitos até às 12h desta quarta-feira, 8. Dos 23 milhões, 38,9% solicitaram a abertura da poupança digital da Caixa por não possuírem conta bancária para receber. A estimativa do banco é de 30 milhões de novas contas para repasse dos recursos. Segundo o banco, o site auxilio.caixa.gov.br recebeu aproximadamente 159,3 milhões de visitas. Os números vão além: foram 2 milhões ligações para central telefônica 111 para tirar dúvidas.

O aplicativo e o site são voltados a informais que não estão em cadastros sociais do governo, microempreendedores individuais e autônomos que recolhem Previdência pelo INSS. Quem já está no CadÚnico ou recebe Bolsa Família não precisa se inscrever.

A Caixa ressalta que não é necessária a ida de trabalhadores a agências, visando cumprir as recomendações sanitárias de não gerar aglomerações que possam expor as pessoas ao risco de contágio à Covid-19. As agências só devem ser buscadas caso o trabalhador não consiga se registrar pela internet.

Veja