Despenca isolamento social em São Paulo, epicentro da crise

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agencia O Globo

O estado de São Paulo registrou na quarta-feira o menor índice de distanciamento social desde o início da quarentena contra o coronavírus. Segundo o governador João Doria, cerca de 49% da população respeitaram as medidas de restrição de mobilidade ontem.

A marca está bem abaixo do que o governo considera necessário (70%) para ter um controle mínimo da expansão da pandemia e dos atendimentos médicos decorrentes delas. Na cidade de São Paulo, epicentro da pandemia, a taxa de isolamento social ontem foi de 51%.

Para intensificar a fiscalização do cumprimento da quarentena, o governo paulista fez uma parceria com operadoras de telefonia celular para ter acesso à localizaçao em tempo real dos usuários de celulares. O sistema vai permitir a identificação de aglomerações de pessoas e facilitar a atuação de fiscais e da polícia.

– São taxas que nos preocupam muito porque já chegamos a ter 59% de taxa de isolamento – disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Para tentar conter a circulação do vírus nas comunidade, o governo anunciou a distribuição de 2 milhões de máscaras de proteção em favelas.

Doria atribuiu a “estímulos nas redes sociais” o relaxamento da quarentena por parte da população no estado.

A prefeitura de São Paulo começou nesta quinta-feira a inserir a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes internados pela Covid-19 nos hospitais municipais. O uso do medicamento dependerá de prescrição médica e de consentimento do paciente.

São Paulo registra 6.708 casos confirmados de coronavírus e 428 mortes. Os óbitos cresceram 15% em 24 horas. A região metropolitana concentra hoje 80% dos casos conhecidos da Covid-19.

O governo estadual havia prometido para o dia 10 de abril uma produção de 8 mil testes para o coronavírus por dia. Mas isso não será cumprido, conforme secretário estadual da Saúde, José Luiz Germann. Nesta quinta-feira a produção diária será de 1.900 exames.

Germann disse que a meta para a próxima semana é fazer 5 mil testes por e, a partir do fim de abril, alcançar a marca de 8 mil testagens diárias. Segundo ele, houve atraso na importação de insumos e kits para a realização dos exames.

O Globo