Imperdível: Balé Bolshoi transmite grátis durante a Pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters

O famoso balé Bolshoi, em Moscou, capital da Rússia, irá transmitir online alguns de seus espetáculos mais famosos após ter de fechar as portas ao público por conta das restrições impostas pelo governo para conter o novo coronavírus.

Algumas das apresentações são “Lago dos Cisnes”, “Bela Adormecida” e “O Quebra-Nozes”. Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente no canal da companhia no YouTube por 24h após a transmissão.

Confira a programação:

27/3 – Lago dos Cisnes
28/3 – Bela Adormecida
1º/4 – A Noiva do Czar
4/4 – Marco Spada
7/4 – Boris Godunov
10/4 – O Quebra-Nozes

O Bolshoi, que está fechado desde 17 de março até 10 de abril, se junta a um conjunto de outras óperas, teatros e museus russos que se voltaram à internet para satisfazer a necessidade cultural dos russos durante o isolamento social.

Até o momento com 1.036 casos de infecção e cinco mortes, a Rússia estreitou as restrições. A partir deste fim de semana, todo o comércio deve fechar, exceto mercados e farmácias.

“Claro que este é um momento muito difícil para nós”, disse o bailarino Denis Rodkin a Reuters nesta sexta. “Nós realmente dependemos da nossa profissão… espero que isso não dure por muito tempo e que tudo volte ao funcionamento normal em breve.”

Enquanto isso, Rodkin disse que os vídeos online podem ajudar a animar o confinamento da população. “A arte, e as transmissões do Bolshoi em particular, ajudam as pessoas nesses tempos difíceis”, disse. “Elas ficarão inspiradas, recarregadas pela arte, e logo tudo isso acabará.”

A bailarina Ksenia Zhiganshina também enfrenta com bravura o fechamento do teatro e o impacto que isso terá sobre os dançarinos. “Praticaremos em casa e faremos todo o possível para manter nossa forma nas condições atuais”, disse. “Vamos ver como isso será.”

Uma ópera e um balé em Perm (a 1.360 km de Moscou) anunciou neste mês que transmitiria suas apresentações online e permitiria um único espectador no teatro. Cada pessoa escolhida teria de passar por um exame médico antes de entrar no local.

CNN Brasil