Liderança de direita critica Mandetta por entrevistas

Todos os posts, Últimas notícias

Líder do PP na Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) criticou a postura do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) na crise do coronavírus. O PP de Lira é o mais numeroso dos partidos que compõem o chamado centrão na Câmara dos Deputados.

“A hora é de mais trabalho e menos entrevista, pois enquanto o médico está dando entrevista, o paciente está morrendo sem respirador, profissionais de saúde estão expostos sem equipamentos adequados e a população está circulando sem máscaras aumentando vertiginosamente o pico de contaminação”, escreveu Lira em artigo enviado ao Painel.

No texto, o parlamentar criticou ainda os critérios da repartição de cerca de R$ 4 bilhões feita pelo Ministério da Saúde na semana passada.

Como mostrou o Painel, a divisão provocou a revolta de secretários de saúde Brasil afora.

“Quando os estados e municípios realmente afetados mais necessitam de recursos e apoio do Ministério da Saúde, o órgão repassou R$ 4 bilhões sem qualquer critério a ser observado dentro da estatística epidemiológica”, escreveu Lira.

“Vários municípios sem casos confirmados foram beneficiados por recursos que deveriam ser destinados a áreas verdadeiramente afetadas. Ou seja, quem mais precisa que aguarde um pouco mais!”

O parlamentar afirmou ainda que a entrega de EPIs prometidos a estados e municípios não chegou nem a 10% do prometido e que só 340 leitos de UTI foram efetivamente entregues, alguns incompletos.