MEC perde último secretário apoiado por educadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo, pediu demissão nesta quarta-feira. Após comunicar a decisão ao ministro, o secretário informou a interlocutores que se afastaria por questões pessoais e para se dedicar a projetos próprios. Macedo era um dos poucos quadros atuais do MEC que recebia o apoio do setor educacional.

Nos bastidores, o comentário é de que Macedo não tenha suportado algumas medidas empreendidas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Desde o ano passado, falava-se no MEC que o secretário estava abatido e, por vezes, chegava a se emocionar diante dos problemas enfrentados na condução da secretaria. Após o pedido de demissão, Macedo entrou em contato imediato com a entidades representativas dos municípios e estados, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O secretário era uma das poucas vozes do MEC que dialogava continuamente com gestores das outras esferas administrativas.

Além dos gestores, o secretário tinha boa articulação com educadores e era reiteradamente elogiado inclusive por desafetos do ministro da Educação, como a educadora Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Quando assumiu a gestão, Macedo estabeleceu contato próximo com pessoas da área e consultou a Undime e o Consed para elaborar seu plano de ação à frente da secretaria.

– A pessoa chega com ótima intenção e o peso do dia a dia vai frustrando e o encantamento vai se perdendo – afirmou um dos interlocutores de Macedo.

A pasta gerida por Macedo era responsável pelo programa “Educação Conectada” para levar internet às escolas de todo o país e fundamental como apoio ao Enem Digital, que é tocado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira.

Embora em entrevistas Macedo se recusasse a dar detalhes sobre as escolas cívico-militares por considerar que “não era sua área”, a subsecretaria que coordena a iniciativa, que é um dos carros-chefe do governo na área, estava sob o guarda-chuva do secretário.

Janio Macedo é funcionário aposentado do Banco do Brasil, graduado em Direito com MBA em Formação Geral para Altos Executivos. Antes de ser convidado para o MEC, em abril do ano passado, Macedo atuava como secretário-adjunto da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, ligada à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

O Globo