Pará chama médicos cubanos para ajudar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

O governo do Pará vai chamar 86 médicos cubanos residentes no estado para atuarem no atendimento de saúde da região metropolitana de Belém para o combate ao coronavírus. Os cubanos vieram ao país durante as primeiras fases do programa Mais Médicos. O anúncio do convite aos cubanos foi feito pelo governador Hélder Barbalho.

– Fizemos um chamamento a todos para que eles possam ajudar o governo do estado pra ajudar o sistema de saúde da região metropolitana, região que está com a maior pressão de demanda em saúde – disse Hélder em um vídeo transmitido por uma rede social.

De acordo com o governador, os médicos estão habilitados pelo Ministério da Saúde para atuar no Brasil.

– O Governo Federal determinou que os médicos cubanos só podiam trabalhar no Brasil se não tivessem saído do país nos últimos anos. No entanto, o governo do estado localizou esses profissionais, e eles estão habilitados para trabalhar. Eles vão ajudar não só o Governo do Estado, mas como todo o sistema de saúde da região metropolitana – disse o governador.

O Pará tem 1.195 casos confirmados por Covid-19 doença e 43 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Apesar de não figurar entre os estados com os maiores índices de casos confirmados e de mortos, o temor é que o sistema de saúde da região metropolitana de Belém, composta pela capital e pelo município de Ananindeua, possa entrar ficar sobrecarregado como o da capital de Manaus, que está operando em sua capacidade máxima, segunda as autoridades de saúde do Amazonas.

Além de convocar os médicos cubanos, o governo do Pará também anunciou que irá convocar outros 377 médicos e 303 residentes. No caso dos residentes, além da bolsa paga pelo governo federal, o governo do Pará prometeu pagar uma ajuda financeira a quem aderir à convocação.

O Globo