Permanência de Mandeta surta redes bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobreviveu a uma segunda-feira (06/04) em que sua queda foi dada como certa por governistas, opositores e observadores. Apesar da permanência, ele não saiu fortalecido da queda de braço com a ala ideológica do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e continua apanhando nas redes de apoio ao presidente.

O Metrópoles registrou, na última semana, que a fritura de Mandetta estava esquentando nas redes após as primeiras críticas de Bolsonaro, que cobrou humildade de seu ministro, mas não alcançava perfis mais relevantes em termos de influência e seguidores. Ao longo do fim de semana, e mesmo após a confirmação da permanência do ministro, na noite dessa segunda-feira, o volume de postagens cresceu consideravelmente e a fritura chegou aos influenciadores.

Veja exemplos de postagens que acusam o ministro Mandetta de ter interesses políticos escondidos ou de ser incompetente no trabalho que desempenha:

 

Além de críticas políticas, uma denúncia sobre a suposta renovação de contratos de publicidade da era PT entrou no circuito e foi espalhada por aquele que, provavelmente, é o maior influenciador digital do bolsonarismo, o escritor Olavo de Carvalho.

Além da postagem abaixo, o guru dos bolsonaristas mais radicais tem feito críticas às políticas do Ministério da Saúde e, de maneira geral, adota uma postura de negacionismo sobre a gravidade do coronavírus, além de fazer postagens elogiosas a um dos candidatos ao cargo de Mandetta, o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra.

Terra reassumiu cargo na Câmara dos Deputados após cair do governo, mas tem feito força para voltar ao primeiro escalão ao tentar dar verniz científico à tese de que o isolamento social na verdade atrapalha o combate ao coronavírus – uma ideia que não se encaixa nas pesquisas mais relevantes cientificamente ou nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Metrópoles