Piadas de 1o de abril podem dar cadeia, neste ano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ammar Awad / Reuters

O Dia da Mentira, data celebrada internacionalmente com brincadeiras em todo 1º de abril, ganha outro tom em 2020, com o combate contra notícias falsas relacionadas à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Governos e empresas se pronunciaram às vésperas desta quarta-feira (1º) para antecipar medidas.

Na Tailândia, o governo local anunciou que piadas de “Primeiro de Abril” sobre o vírus podem ser punidas sob uma lei que prevê sentença de até cinco anos de prisão. “É contra a lei fingir ter o COVID-19 neste dia da mentira”, dieclarou a conta oficial do governo do país na rede social Twitter.

 

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, foi ao Facebook para pedir às pessoas que não brincassem com o vírus, acrescentando que qualquer pessoa que espalhe boatos ou informações falsas poderá enfrentar até três anos de prisão e multa de cerca de US$ 100.000 (aproximadamente R$ 500.000 na cotação atual).

Na Índia, a unidade de cibersegurança do estado de Maharashtra disse que tomaria medidas legais contra qualquer pessoa que divulgasse notícias falsas no Dia da Mentira.

“O governo do estado não permitirá que ninguém espalhe boatos e pânico sobre o coronavírus”, tuitou o ministro do Interior de Maharashtra, Anil Deshmukh, acrescentando que ele havia instruído as autoridades a “agir rápida e fortemente (contra) esses malfeitores”.

Sob o título “Coronavírus não é brincadeira”, o Ministério da Saúde da Alemanha também instou o público a não inventar histórias relacionadas ao vírus.

Medida semelhante foi tomada pela gigante de tecnologia Google, famosa por piadas anuais de Dia da Mentira, que cancelou a tradição em 2020.

A empresa declarou que suspendeu as brincadeiras “por respeito a todos os que lutam contra a pandemia da COVID-19”.

“Nosso maior objetivo agora é ajudar as pessoas, então vamos salvar as piadas para o próximo mês de abril, que sem dúvida serão muito mais brilhantes do que este”, afirmou a Google em um e-mail interno para a equipe.

CNN Brasil