Quase 50% dos brasileiros ignoraram quarentena

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/G1

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva de Pesquisas mostra a falta de adesão das medidas de isolamento social no Brasil. Segundo o levantamento, feito entre 10 e 12 de abril com 11.605 entrevistas em todo o país, quase 50% dos entrevistados saíram de casa de uma a três vezes na semana. Apenas 10% dos entrevistados não saíram de casa na semana que antecedeu a pesquisa.

Ainda segundo a pesquisa, 26% dos participantes saíram de casa uma vez, 23% duas vezes e 12% três vezes. O estudo ainda chegou ao resultado de que, na última semana, 25% das pessoas receberam visitas em suas casas, enquanto 21% visitaram a casa de alguém. A OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda visitar outras pessoas durante o período de isolamento social.

Entre os que saíram de casa, 61% disseram que ficaram fora por mais de três horas. Deste, 38% saíram para fazer compras essenciais, como alimentos e remédios, e 29% foram trabalhar.

Apesar dos números, a pesquisa diz que 79% dos entrevistados concordaram com o fechamento de comércios não essenciais, e 76% disseram acreditar na efetividade das medidas de distanciamento.

CNN Brasil