Rio zera exames de coronavírus pendentes até quarta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TV Globo / Reprodução

O Estado do Rio deve zerar ainda esta semana os exames das 74 mortes suspeitas de coronavírus ainda pendentes. O Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) está ampliando a capacidade de testagem com parcerias com outras unidades, informou o médico da Secretaria estadual de Saúde Alexandre Chieppe, em entrevista ao “Bom Dia Rio” desta segunda-feira. Esta semana, o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o do Hospital Pedro Ernesto passam a integrar a rede.

– Na semana que vem, vamos abrir os equipamentos de carga viral do HIV, o que dobra a nossa capacidade. A expectativa é de que até quarta-feira agora estejamos trabalhando com todas as amostras zeradas e começando a processar as amostras do dia. Os resultados devem ficar prontos entre 48h e 72h após o recebimento – disse Chieppe.

Em relação aos testes rápidos, o médico disse que uma parte já foi recebida e estão sendo validados. A ideia é usá-los com base em inquéritos epidemiológicos.

– Isso significa avaliar o percentual da população do Rio de Janeiro que já teve contato com o vírus através dos testes rápidos. Eles também serão usados em profissionais da Saúde, em pacientes internados nos hospitais e através do aplicativo móvel que já está sendo desenvolvido e deve começar a funcionar esta semana – destacou ele.

De acordo com Chieppe, não haverá testagem em toda a população e, sim, em grupos específicos que serão representativos. Além desses grupos, passarão pela testagem rápida casos graves e de morte, já que o teste rápido é complementar ao exame de biologia molecular feito pelos laboratórios.

Ele disse ainda acreditar que essa testagem agilizarão os diagnósticos:

– Sem dúvida. São testes muito simples feitos com uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado fica pronto em aproximadamente dez minutos.

O Globo