STF determina diligências contra bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou nesta semana que a Polícia Federal realize uma série de diligências para investigar deputados bolsonaristas que estariam por trás da organização de protestos antidemocráticos.

Dentre as diligências, a PF deverá obter informações dos dispositivos de informática utilizados para a disseminação, nas redes sociais, dos atos contra a democracia e a favor da ditadura militar nas redes sociais.

Foi essa entrada da PF nas investigações do caso que, segundo fontes do Palácio do Planalto, irritaram o presidente Jair Bolsonaro e provocaram a troca no comando da Polícia Federal, que gerou a crise com o ministro da Justiça Sergio Moro. Bolsonaro não confiava no diretor-geral Mauricio Valeixo e avaliava que sua permanência na corporação poderia ser um risco nessa investigação.

São alvos iniciais do inquérito solicitado pela PGR o deputado federal Daniel da Silveira (PSL-RJ), que ganhou notoriedade ao rasgar a placa da vereadora Marielle Franco, e o Cabo Junio Amaral (PSL-MG). A informação foi revelada pela revista “Veja” e confirmada pelo GLOBO.

As diligências serão tocadas pela PF, mas o inquérito será conduzido pelo gabinete do procurador-geral da República Augusto Aras, que definirá as linhas de investigação e os alvos do inquérito.

O objetivo do inquérito é apurar quem está por trás da organização de atos antidemocráticos

O Globo