Bolsonaro ameaça STF com “crise de verdade”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARCOS CORRÊA / PR

O presidente Jair Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) na reunião ministerial do dia 22 de abril e disse esperar que ministros da Corte não tomem “certas medidas” sob pena de o Brasil ter “uma crise política de verdade”. Exaltado, Bolsonaro disse que não iria “meter o rabo no meio das pernas”.

— Por exemplo, quando se fala em possível impeachment, ação no Supremo, baseado em filigranas, eu vou em qualquer lugar do território nacional e ponto final! O dia que for proibido de ir. .. pra qualquer lugar do Brasil, pelo Supremo, acabou o mandato. E, espero que eles não decidam, ou ele, né? Monocraticamente, querer tomar certas medidas porque daí nós vamos ter um … uma crise política de verdade. E eu não vou meter o rabo no meio das perna — afirmou o presidente durante a reunião.

Nos últimos meses, Bolsonaro tem criticado decisões do STF, especialmente em relação ao papel do governo federal na determinação de políticas de saúde para o enfrentamento da epidemia de coronavírus.

Bolsonaro também é alvo de inquérito que tramita no STF para apurar as suspeitas de que ele teria pressionado o então ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro para trocar o comando da Polícia Federal por receio de que a instituições pudesse prejudicar seus familiares.

Não fica evidente a qual processo de impeachment Bolsonaro se refere em sua fala. No dia seguinte à reunião, o ministro Celso de Mello determinou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) apresentasse informações sobre um pedido de impeachment contra o presidente.

A íntegra do vídeo e o laudo elaborado pela Polícia Federal foram divulgados nesta sexta-feira após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, que tirou o sigilo sobre o material.

O Globo