Forças Armadas fazem advertências aos três Poderes

Todos os posts, Últimas notícias

Em nota assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, as Forças Armadas se manifestaram nesta segunda-feira (4) sobre o mais recente episódio de tensão entre os Poderes, com os recados intimidatórios do presidente Jair Bolsonaro em ato neste domingo (3) contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro disse estar com as Forças Armadas “ao lado do povo” e que “chegamos no limite, não tem mais conversa, daqui pra frente, não só exigiremos, faremos cumprir a Constituição”. Jornalistas que cobriam o protesto em Brasília foram agredidos e ameaçados por manifestantes bolsonaristas.

Apoiadores do presidente Bolsonaro protestam contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal em Brasília
Apoiadores do presidente Bolsonaro protestam contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal em Brasília – Evaristo Sá/AFP

À frente do Ministério da Defesa, que reúne Exército, Marinha e Aeronáutica, o ministro Azevedo e Silva responde pelas três forças. General da reserva, ele já chefiou o Estado-Maior do Exército e era assessor do presidente do STF, Dias Toffoli, quando foi convidado por Bolsonaro logo após a eleição de 2018 para assumir a pasta.