Governo volta a nomear na Cultura sem consultar Regina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo federal nomeou nesta segunda-feira (11/5) a nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. O órgão é ligado à Secretaria Especial da Cultura, de Regina Duarte, e ao Ministério do Turismo. Ela era diretora do departamento de desenvolvimento produtivo da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional, do referido ministério.

A presidência do Iphan estava desocupada desde dezembro do ano passado, quando o governo nomeou a arquiteta Luciana Rocha Feres, mas cancelou o ato no dia seguinte. A ação expôs uma divisão entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e o ex-secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, exonerado após fazer apologia ao nazismo em pronunciamento.

Antes de Luciana, a presidente do Iphan era a historiadora Kátia Santos Bogéa, que estava no cargo desde junho de 2016. No segundo semestre do ano passado, houve grande polêmica relativa a mudanças realizadas em superintendências do Iphan, com diversas substituições sendo questionadas por terem sido indicação política – como em Goiás e Minas Gerais.

O Iphan é uma autarquia criada em 1937. O órgão é responsável por cuidar da preservação do patrimônio cultural brasileiro – seja ele material (como um monumento) ou imaterial (como uma dança típica de uma região ou povo). Existem 27 superintendência do instituto, uma em cada unidade federativa.

Correio Braziliense