Ministros do STF ironizam possível defesa de Weintraub

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Orlando Brito/VEJA

Abraham Weintraub pregou a prisão dos “vagabundos do STF”. Abraham Weintraub é ministro de Estado, com foro no… STF. Ao atacar o STF e seus integrantes, pode ter cometido crime, mas quem julgará o ministro preferido de Jair Bolsonaro, se todos os integrantes da Corte, em tese, foram atacados e podem figurar como parte da ação?

“É bizarro”, diz um ministro do STF ao Radar. “Aguarda-se uma punição do governo contra ele”, afirma outro magistrado.

Nos últimos dias, os integrantes do STF passaram a conversar nos bastidores da Corte sobre o que fazer a respeito do ministro da Educação.

Nesta segunda, o ministro Celso de Mello liberou aos colegas o conteúdo do vídeo em que Weintraub diz o seguinte: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca… A gente tá conversando com quem a gente tinha que lutar”.

Ministros ouvidos pelo Radar, dizem que Luiz Fux, no comando do Supremo desde que o ministro Dias Toffoli se submeteu a uma cirurgia, vem ouvindo os colegas sobre a forma de reagir a Weintraub. Uma das opções na mesa, segundo esses ministros, seria uma ação penal contra Weintraub por injúria e difamação. Não havia, até ontem à noite, porém, definição.

“Fico imaginando. O advogado que for defender esse ministro vai alegar que ele é inimputável, certo?”, ironiza um ministro do Supremo.

O Globo