Bolsonaro irá inaugurar obra do PT no Ceará

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) irá visitar a cidade de Jati, no Ceará, nesta sexta-feira, 26, para inaugurar trecho de obra da transposição do Rio São Francisco, obra-símbolo das gestões dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Essa será a primeira visita oficial do presidente no estado, onde seu rival no segundo turno das eleições de 2018, Fernando Haddad (PT), recebeu 71% dos votos.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a obra a ser inaugurada foi concluída em 28 de maio e permite a integração entre os reservatórios de água Milagres, em Pernambuco, e Jati, no Ceará. Com 400 quilômetros de extensão, o Eixo Norte da transposição, que integra o trecho a ser inaugurado e engloba os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará, está 97% concluído. O fim das obras de transposição nesse eixo foi prevista pelo governo Dilma Rousseff para 2016.

O governo Bolsonaro vive sua pior crise desde a prisão de Fabricio Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na casa do advogado do presidente, Frederick Wassef, na quinta-feira 18.

A iniciativa de Bolsonaro pode ter o dedo do Centrão. Em entrevista a VEJA, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, partido mais influente do bloco parlamentar que decidiu apoiar o presidente, defendeu a necessidade de uma aproximação maior com o Nordeste. “Os governadores do PT não estão indo muito bem no Nordeste. Eu vi pesquisas que mostram cidades em que o partido ganhou com mais de 70% dos votos e hoje tem cerca de 30%. Já o Bolsonaro subiu. O presidente precisa ir mais à região. Há uma série de inaugurações de obras importantes. Quero levá-lo a uma comunidade que não tem água para ele ver um poço jorrando, a alegria dessas pessoas. Não tem quem não se emocione. Espero que ele vá”, disse.

Veja