Lula pede inclusão em decisão favorável ao sobrinho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Almeida/ AFP

A defesa de Lula pediu o trancamento de um processo que envolve contratos firmados entre a Odebrecht e uma empresa de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente, no valor de R$ 20 milhões em Angola.

Os advogados apresentaram hoje uma petição ao Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1) em que solicitam para Lula a extensão de uma decisão dada a favor do trancamento da ação penal em relação a Taiguara. A defesa pede que a ação também seja trancada para o petista por “inépcia da denuncia” do Ministério Público. Os advogados argumentam que não foram comprovadas as acusações de corrupção e lavagem relativas ao ex-presidente.

Em sessão virtual no início do mês, a Quarta Turma da corte decidiu trancar o processo para Taiguara, que era um dos réus. Os desembargadores avaliaram que não havia provas para manter as acusações contra ele. O processo, porém, segue em andamento para Lula.

Na peça protocolada hoje, o advogado Cristiano Zanin Martins pede “a extensão dos efeitos daquela decisão ao ora paciente (Lula), determinando-se, por conseguinte, o trancamento da ação penal também em relação a ele”.

O caso envolve contratos firmados entre a empreiteira Odebrecht e uma empresa de Taiguara no valor de R$ 20 milhões em Angola. Segundo o Ministério Público, o ex-presidente Lula seria o beneficiário do dinheiro e teria indicado a empresa do sobrinho para atuar no país.

O Globo