Pedidos de falência disparam em maio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pixabay

Os pedidos de falência avançaram 30% em maio deste ano, na comparação com abril, segundo dados com abrangência nacional do bureau de crédito Boa Vista. Mantendo a mesma base de comparação, os pedidos de recuperação judicial saltaram 68,8%, ao passo que os pedidos deferidos aumentaram 61,5%.

Entretanto, no mesmo período, as falências decretadas registraram queda de 3,3%.

Na análise acumulada entre os meses de maio de 2019 e 2020, os pedidos de recuperação judicial tiveram alta de 3,7%, assim como as recuperações judiciais deferidas subiram 2,4%.

“De acordo com os resultados acumulados em 12 meses, ainda se observa a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência e falências decretadas. No entanto, esse movimento estava atrelado à melhora nas condições econômicas apresentada entre 2017 e o início deste ano. Agora, com os impactos econômicos causados pela chegada do novo coronavírus, e como já observado na análise mensal, a tendência é de que as empresas encontrem maiores dificuldades em dar continuidade a esse movimento nos próximos meses”, destaca o Boa Vista, no relatório da pesquisa.

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados na base do SCPC, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

O Globo