Trump retuita vídeo de casal branco ameaçando negros com armas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: LAWRENCE BRYANT / REUTERS

O presidente dos EUA, Donald Trump, compartilhou nesta segunda-feira um vídeo no Twitter mostrando um casal de St. Louis, no estado do Missouri, brandindo armas contra manifestantes antirracistas que pediam reformas policiais. No vídeo é possível ver alguns manifestantes filmando e fotografando o casal, enquanto outros gritavam “Continuem andando” e “Vamos lá”. Sem esboçar constrangimento, o homem apontava um rifle semi-automático para os manifestantes, enquanto a mulher mantinha o dedo no gatilho de uma pistola. Eles ainda não foram identificados, segundo o Washington Post.

Trump compartilhou as imagens publicadas pela ABC News, apesar de no domingo ter sido duramente criticado por retuitar um vídeo de um apoiador da Flórida gritando “poder branco”, frase usada por grupos supremacistas brancos. Ele depois o excluiu. A Casa Branca disse que Trump não ouviu o slogan.

 

O republicano também criticou o anúncio do fim de semana da Universidade de Princeton de que estava removendo o nome do ex-presidente Woodrow Wilson de suas escolas por causa dos posicionamentos e políticas racistas de Wilson. “Estupidez incrível!”, Trump tuitou.

Pesquisas de opinião mostram Trump atrás de seu provável rival democrata nas eleições de 3 de novembro, o ex-vice-presidente Joe Biden, e um número crescente de americanos simpatizando com os manifestantes e apoiando as reformas policiais.

A decisão de Princeton faz parte de uma reavaliação abrangente de homenagens e ícones históricos em meio a crescentes demandas por justiça racial após o assassinato de negros americanos por policiais, incluindo George Floyd, cuja morte por sufocamento por um policial branco em Minneapolis, em 25 de maio, provocou protestos mundiais.

Críticos destacaram a resposta hostil de Trump a protestos contra a injustiça racial e ações como a de Princeton, enquanto, por outro lado, o Mississippi votou para remover o símbolo escravagista da bandeira confederada de sua bandeira do estado, a rede Walmart parou de vender a bandeira confederada, e a Nascar proibiu o símbolo da era da Guerra Civil.

Nesta segunda-feira, Trump também retuitou 15 postagens anteriores, destacando as pessoas procuradas pela Polícia de Parques dos EUA por supostamente vandalizar uma estátua na Praça Lafayette, em frente à Casa Branca, em 22 de junho.

Trump, que cancelou uma viagem de fim de semana a seu resort em Nova Jersey para gerenciar o que ele disse ser uma agitação em Washington, jogou golfe em sua propriedade na Virgínia no sábado e domingo sem outros eventos públicos.

Os eventos do fim de semana em Washington foram pacíficos, incluindo a Marcha das Mães Negras no sábado.

O Globo