Youtuber e OAB discutem fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se reuniu com artistas e produtores de conteúdo para discutir a criação de um comitê para acompanhar as discussões de legislação sobre fake news. Um projeto sobre o tema deve ser votado no Senado na próxima semana —e a ideia é defender teses que garantam a liberdade de expressão e que, ao mesmo tempo, coíbam as fake news.

Uma das conversas, virtuais, reuniu o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, representantes do Movimento 342, da Coalizão Negra, o ator Bruno Gagliasso e o youtuber e escritor Felipe Neto —que tem sido um dos maiores críticos da proposta que é discutida hoje pelos senadores.

A entidade e Felipe Neto discutem também a criação de um instituto para atuar na educação e na conscientização de boas práticas no uso da internet no Brasil.

Além de um braço de educação e pesquisa, ele poderia gerar relatórios que ajudassem na fiscalização de fake news, que poderiam ser encaminhados ao Ministério Público e também às plataformas de internet. Seria uma forma de a sociedade civil atuar no combate às mentiras disseminadas nas redes.

Folha