Centrão se reúne para discutir saída de DEM e MDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ CNN Brasil

Líderes do Centrão na Câmara dos Deputados se reuniram na tarde desta terça-feira (28) para discutir uma reação à saída do DEM e do MDB do blocão comandado pelo líder do PP na Casa, deputado Arthur Lira (AL).

O encontro aconteceu na sede da presidência do PL, em um edifício comercial de Brasília, e reuniu líderes de 10 partidos do bloco, entre eles, o próprio Lira e o líder do PL, Wellington Roberto (PB).

Segundo apurou a CNN, uma das reações discutidas foi pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela saída do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) da liderança da maioria na Casa.

O argumento do grupo será de que eles “não se sentem representados” por Aguinaldo. Embora seja do PP, o deputado é mais alinhado a Maia, a quem cabe oficialmente a nomeação do líder da maioria.

Como vem mostrando a CNN, a saída de DEM e MDB foi vista como uma tentativa do presidente da Câmara de enfraquecer Lira. Isso porque, com a saída das duas siglas, o blocão cairá de 221 para 158 deputados.

O Palácio do Planalto recebeu o racha com preocupação. Isso porque Lira vinha atuando como líder informal do governo na Câmara e era a aposta do Executivo para suceder Maia no comando da Casa em 2021.

Além de Lira e Roberto, participaram da reunião os líderes do PSD, Republicanos, Solidariedade, Avante, Patriota, PSC, PTB e PROS, alguns a distância, por videoconferência.

Embora tenham participado do encontro, PSC, PTB e PROS devem formar um novo bloco na Câmara com o PSL. O grupo, porém, já deixou claro que deverá atuar de forma alinhada a Lira.

CNN Brasil