Delegada da Lava Jato perde para repórter na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Depois de mais de três anos de litígio, o juiz Elder Fernandes Luciano, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio, absolveu o repórter Marcelo Auler no processo que lhe movia a delegada Erika Mialik Marena por ter publicado um artigo em que lhe atribuía possíveis vazamentos de informações relacionados com a Operação Lava Jato. Mais: o juiz disse que “não é necessário prolongar a ação penal com instrução processual em virtude de poder reconhecer que o fato narrado evidentemente não constitui crime”.

A delegada da Polícia Federal Erika Marena – Pedro Ladeira – 2.mar.2018/Folhapress
Marena considerou-se ofendida e queria uma indenização de R$ 8.000. Em 2016, a delegada da Polícia Federal conseguiu uma ordem judicial para tirar do ar dez reportagens de Auler. Um mês depois, a decisão foi revogada. Ela foi um dos pilares do período de esplendor da Lava Jato em Curitiba e deu nome à operação. No filme “A Lei é Para Todos”, Marena foi interpretada pela atriz Flávia Alessandra.

No dia 14 de setembro de 2017, a delegada comandou a espetaculosa Operação Ouvidos Moucos, que investigava fraudes nas contas da Universidade Federal de Santa Catarina. O reitor Luis Carlos Cancellier foi preso. Libertado, estava proibido de circular no campus da escola e escreveu um artigo contando “a humilhação e o vexame” a que foi submetido: “Uma investigação interna que não nos ouviu; um processo baseado em depoimentos que não permitiram o contraditório e a ampla defesa; informações seletivas repassadas à Polícia Federal”.

Sete dias depois, o professor se matou se atirando do alto de um shopping de Florianópolis.

Folha de SP