Escândalos de Serra e Alckmin fazem PSDB perder seguidores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá | AFP

Os recentes desdobramentos da Lava-Jato envolvendo José Serra e Geraldo Alckmin intensificaram o desgaste do PSDB nas redes sociais. Enquanto o ex-governador paulista perdeu 2.145 seguidores, o senador deixou de ter 1.872 seguidores nas redes sociais em um espaço de 15 dias. Aécio Neves, por sua vez, perdeu 4.416 seguidores. A análise é da consultoria BITES, que ressalta que, sem defensores, os tucanos ficam mais vulneráveis às narrativas dos bolsonaristas e, em menor escala, de grupos de esquerda, duas linhas muito críticas ao partido.

— Perder seguidor é muito crítico porque é da natureza das redes sociais as pessoas seguirem as outras por inércia. Quando você para de seguir alguém é um esforço de ir lá no perfil e apertar para parar de seguir. Há uma tendência das pessoas deixarem de acompanhar porque o assunto não desperta mais interesse como fazia antes. O Serra, o Alckmin e o Aécio continuam tendo muitos seguidores, porque são os principais ícones do partido. Mas é como se os expoentes das narrativas do PSDB dos últimos anos perdessem a capacidade de diálogo, você perde a capacidade de gerar interações significativas nos posts políticos — explica Manoel Fernandes, diretor da BITES.

A consultoria ainda aponta que os episódios recentes da Lava-Jato colocaram pressão nas ambições eleitorais de João Doria por se tornar mais um elemento de ataque ao tucano. Hoje, ao lado do FHC, ele contém um dos maiores capitais digitais do partido, ou seja, a capacidade de pautar os ambientes digitais. Desde de janeiro, Doria foi o político do PSDB que mais expandiu seu alcance nas redes, especialmente durante a pandemia, alavancado pelos embates com o presidente Jair Bolsonaro. No entanto, desde abril, seu crescimento perdeu força.

— O Doria esta passando por um fenômeno que nos últimos 30 dias está numa gangorra perdendo e ganhando seguidores. A base do Fernando Henrique é mais fiel e continua tendo influência no debate de assuntos nacionais dentro das redes sociais. O Doria foi ajudado pela pandemia e tem uma agenda monotemática, tem que falar sobre a pandemia para as pessoas, mas o que vai acontecer com ele depois que essa agenda precisar ser atualizada? Se não fosse a pandemia, talvez o Doria estivesse na mesma curva dos outros tucanos.

Segundo a BITES, as operações contra Serra angariaram maior atenção da audiência digital do que a denúncia apresentada nesta quinta-feira contra Alckmin. A base bolsonarista dominou a repercussão do assunto no Twitter através de ataques ao partido, enquanto as críticas da esquerda se direcionaram a Serra e Alckmin.

O Globo