Governo inglês também quer censurar dados da covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: SIMON DAWSON / REUTERS

O Reino Unido anunciou neste sábado que suspendeu a atualização diária do número de mortes por Covid-19 depois que o governo ordenou uma revisão no cálculo dos dados por preocupações de que os números sejam exagerados. O país é o terceiro em número de mortes pela doença, atrás apenas de Estados Unidos e Brasil.

Acadêmicos disseram que a maneira que a Public Health England (PHE), a agência governamental responsável pelo gerenciamento de surtos de doenças infecciosas, calcula os números na Inglaterra, pode apresentar distorções em comparação com outras partes do Reino Unido.

“Atualmente, o levantamento de mortes diárias conta todas as pessoas que testaram positivo para coronavírus e morreram, sem levar em consideração o momento do teste e a data da morte”, disse uma mensagem no site do governo. “Houve alegações de que a falta de critérios pode distorcer o número atual de mortes diárias. Estamos, portanto, suspendendo a publicação do número diário enquanto isso é resolvido.”

O Reino Unido foi o país europeu mais atingido pelo vírus, com um número oficial de mortos em mais de 45 mil. Mas o governo disse que as comparações internacionais são enganosas porque os países registram mortes por Covid-19 de maneira diferente.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, ordenou na sexta-feira uma revisão dos relatórios do PHE, depois que especialistas disseram que pacientes com resultado positivo para coronavírus, mas tratados com sucesso, ainda seriam contados como mortos pelo vírus, “mesmo que tivessem um ataque cardíaco ou fossem atropelados por um ônibus três meses depois”.

O Globo