Hospitais brasileiros concluem que cloroquina é inútil para covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O GLOBO

As pesquisas realizadas com cloroquina pela coalizão de hospitais de ponta do Brasil, como Sírio-Libanês, Albert Eistein e Hospital do Coração, serão concluídas nas próximas semanas, mas algumas entidades estão receosas sobre se esse é o melhor momento para divulgação dos resultados.

Os hospitais temem que o tema seja usado para inflamar ainda mais o debate político, já que as pesquisas brasileiras têm mostrado que o medicamento não tem eficácia comprovada no combate à covid-19, como já concluíram estudos estrangeiros.

Entre os fatores que causam mais receio sobre a divulgação das pesquisas está a constante propaganda do presidente Jair Bolsonaro sobre o cloroquina desde que anunciou sua contaminação pelo coronavírus, na semana passada.

Outro ponto polêmico foi o afastamento de Nise Yamaguchi do Hospital Albert Einstein, depois que a médica fez uma analogia entre o nazismo e a pandemia da covid-19. Nise é uma das maiores entusiastas da cloroquina no Brasil e chegou a ser cotada para comandar o Ministério da Saúde.

Hospitais do grupo, como o Sírio-Libanês, que está próximo de completar 100 anos, têm a área de pesquisa como uma das mais renomadas dentro e fora do Brasil.

O Globo