Lula rechaça ameaça dos EUA e cobra Bolsonaro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Lula questionou Bolsonaro por não reagir a ameaça do embaixador norte-americano de que se concorrente chinesa for escolhida para rede 5G haverá “consequências” para o país.

Na visão do ex-presidente, o “embaixador Todd Chapman deveria se calar e pedir desculpas ao Brasil”.

E sempre bom lembrar, como diz Lula, que “em qualquer governo que preza pela soberania, um embaixador que falasse o que falou o embaixador dos EUA sobre a disputa do 5G no Brasil seria convidado a se calar e a pedir desculpas”.

Para alguns, a fala de Lula deriva do fato de que Bolsonaro pode vir a ser acusado de lesar os interesses brasileiros em detrimento dos interesses norte-americanos, o que ensejaria, inclusive, incursão em uma lei da própria ditadura que Bolsonaro exalta, a Lei de Segurança Nacional.

O embaixador norte-americano fez ameaças sobre “consequências” se o Brasil não seguir a sua indicação de fornecedores. “Eu diria que represálias não, consequências sim”, alertou Chapman.

Se existe um líder político que pode falar sobre isso é Lula. Durante seu período na Presidência, o Brasil foi tratado como convém a um país da envergadura econômica e estratégica do nosso.

É imensurável a quantidade de prejuízos que o Brasil acumulará por conta do período governado por Bolsonaro. Mas o país haverá de cobrar a conta dele, depois. Espere e verá

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO