Menos profissionais de saúde estão morrendo por covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eduardo Anizelli

O Brasil registrou uma queda de 15% nas mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pela Covid-19 em julho, em relação ao mês anterior.

Os dados são de um levantamento do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), que até o momento já registrou 304 óbitos desses profissionais desde o começo da pandemia no país, em março.

Para Viviane Camargo, membro do comitê de gestão de crise do conselho, essa redução pode estar relacionada à maior disponibilidade de equipamentos de proteção, à capacitação dos profissionais para usá-los e ao afastamento dos que integram o grupo de risco, entre outros fatores.

Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso, no entanto, são exceções nesse panorama: os três registraram um aumento de 100% no número de mortes de profissionais de enfermagem em relação a junho.

Levando em conta os últimos 30 dias, os três estados registram, atualmente, crescimento acelerado de novos casos da Covid-19 na população, de acordo com monitor desenvolvido pela Folha.

Segundo o Cofen, São Paulo e Rio de Janeiro estão na liderança com 50 e 43 mortes, respectivamente. Eles são seguidos por Pernambuco (com 29 mortes), Amapá (19), Amazonas (17) e Mato Grosso (17).

Folha De S. Paulo