Outro PM protagoniza outro enforcamento em outro negro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Vídeo que circula nas redes sociais mostra mais um episódio de violência protagonizado pela PM de SP. Nele, um rapaz é enforcado pelas costas (“gravata”) por um policial e arrastado para fora de uma casa. Uma mulher começa a gritar em tom de voz desesperado que ele não consegue respirar e que não há motivo para apertá-lo assim. Outro homem diz que ele está sendo tirado de dentro da residência —o que não é permitido sem mandado ou flagrante delito no local.

Fora da casa, os dois PM tentam algemar o homem, momento em que a filmagem é interrompida. Segundo o governo paulista, o caso foi registrado na delegacia do município e “solicitados os exames periciais cabíveis” para verificação dos ferimentos que ele sofreu.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da gestão João Doria (PSDB), o episódio ocorreu na segunda (20), em João Ramalho (505 km da capital). O rapaz estaria trafegando com uma moto sem placa e, ao ser abordado pelos PMs, teria fugido.

Após perseguição, diz o boletim de ocorrência, ele teria sido alcançado pela PM na frente do imóvel que aparece no vídeo. O documento afirma que ele foi puxado para dentro do imóvel por seus familiares, que também teriam pego a moto. Também diz que o rapaz, então, resistiu à abordagem, e foi “contido posteriormente”.

Entre cerca de uma dezena de casos de violência protagonizados pela PM paulista nos últimos meses e filmados, este se soma a outros três recentes semelhantes ao caso de George Floyd, assassinado por um policial branco nos EUA que ajoelhou em seu pescoço.

Um jovem em Carapicuíba desmaiou duas vezes após ser enforcado por PMs; uma mulher em Parelheiros, rendida e deitada, recebeu pisão no pescoço; e um motoboy gritou “não consigo respirar” quando policiais ajoelharam-se em seu pescoço durante abordagem na avenida Rebouças.

Folha De S. Paulo