Governo do DF quer ocultar mortes por covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Após o agravamento da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal, o secretário de Saúde, Francisco Araújo, reclamou da cobertura da imprensa e anunciou que vai promover uma mudança da metodologia de divulgação.

“Nós precisamos levar em consideração que todas as vezes em que esse número [de mortos e óbitos] é divulgado no boletim precisa ser visto o óbito do dia, nas últimas 24 horas. O que é divulgado amplamente é o somatório. O óbito acontece nos cinco dias passados, e só conseguimos computar dias depois”, disse. “Nós vamos fugir dessas metodologia que o país inteiro está usando porque ela não está funcionando.”

Araújo afirmou que o boletim diário da Covid vai apresentar apenas o número de óbitos ocorridos naquele determinado dia, e não mais segundo a data de notificação da morte. O titular da Saúde deu como exemplo os dados de segunda-feira (17), quando o boletim apontou um total de 66 mortes —considerando a data de notificação — quando na realidade apenas um óbito ocorreu efetivamente naquele dia.

A mudança na metodologia já foi aventada pelo Governo Federal no início de junho e foi alvo de críticas.

Após sucessivos recordes no número de mortes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Ministério da Saúde passaria a divulgar apenas as mortes ocorridas em determinada data e não mais o acumulado de óbitos nem as mortes diárias segunda a data de notificação. Após pressão da sociedade, o governo recuou e manteve o mesmo formato de divulgação.

Redação com Folha