Governo terá que explicar escritório nos EUA para comprar armas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

A bancada do Psol pediu que o ministro André Mendonça explique as motivações da pasta da Justiça para abrir um escritório nos Estados Unidos voltado à compra de armas, munições e equipamentos de segurança. O pedido foi protocolado na mesa diretora da Câmara, para ser encaminhado a Mendonça.

A solicitação foi feita com base na informação revelada pela coluna de que o plano inicial do governo é tocar um projeto piloto em que os integrantes designados pelo governo irão para Washington em uma missão temporária.

Os parlamentares questionam a participação do Ministério da Defesa e do Itamaraty nesse processo e pedem acesso a toda documentação relacionada à portaria que está sendo elaborada para viabilizar o escritório. Também perguntam se o presidente Jair Bolsonaro ou seus filhos e aliados ordenaram ou recomendaram a criação do escritório.

“Uma operação desse tipo necessita de embasamento e transparência. Do contrário, podemos desconfiar de que se trata de um negócio realizado por motivações ideológicas. Queremos saber se há interferência de Eduardo Bolsonaro nessa negociação e também de que forma o Itamaraty atua na questão”, disse a líder da bancada do Psol na Câmara, a deputada federal Sâmia Bomfim (SP).

O Globo