Internautas aproveitam propaganda para atacar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Usuários do Twitter aproveitaram respostas automáticas publicadas na plataforma por um robô na conta da empresa Decolar para se manifestarem contra o presidente Jair Bolsonaro. A ação repercutiu na rede e já rendeu cerca de 70 mil menções ao nome da companhia de viagens nesta quinta-feira. Além dos opositores, o episódio chamou a atenção de apoiadores bolsonaristas, indignados com o resultado da sistematização de respostas.

Em termos gerais, internautas perceberam que a automatização da conta da Decolar no Twitter envolve um serviço de personalização de respostas. Antes de devolver textos padronizados diante de questionamentos feitos por usuários, a página oficial da empresa atua com a intenção de chamá-los pelo nome que utilizam na rede social.

Com essa dinâmica, se o interlocutor configura a própria conta para se chamar “Jair Bolsonaro”, a Decolar o responderá iniciando a mensagem com o nome do presidente da República. Dessa maneira, críticos do ocupante do Palácio do Planalto passaram a alterar suas contas para identificá-las pela expressão “Bolsonaro é Genocida”, em referência à atuação do governo diante da pandemia de Covid-19. Como resultado, esses usuários interpelaram a Decolar no Twitter e receberam respostas contendo nomes e frases desfavoráveis a Bolsonaro.

“Bolsonaro é genocida, nossa equipe está trabalhando para oferecer todas as alternativas possíveis para gerenciar sua reserva. Recomendamos que faça o seu pedido em Minhas Viagens, onde você encontrará informações atualizadas da sua viagem”, dizia uma das mensagens publicadas pela empresa.

As publicações feitas pela conta durante a exploração inusitada do serviço de personalização foram apagadas pela Decolar. Além das mensagens sobre Bolsonaro, houve movimentações que fizeram com que o robô publicasse mensagens com conteúdos ofensivos e insinuações sexuais. Não houve esclarecimento sobre o episódio na página da empresa até o momento de publicação desta reportagem.

Publicação automática da Decolar com crítica a Bolsonaro

O Globo