Maia aceita disputar reeleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Infomoney

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou a admitir a lideranças do Centrão e da oposição, nos bastidores, que poderá disputar reeleição para um quarto mandato no comando da Casa.

Maia tem dito que essa não é sua pauta agora, mas admite que toparia disputar a reeleição, caso tenha o aval do Supremo Tribunal Federal e se for um candidato de consenso do Centrão e da oposição.

Até então, o atual presidente da Câmara vinha rechaçando a possibilidade, até mesmo nos bastidores, de disputar reeleição ao comando da Casa no pleito que ocorrerá em fevereiro de 2021.

Na semana passada, o PTB entrou com uma ação no Supremo pedindo para a corte barrar a reeleição de Maia e do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O caso foi distribuído, inicialmente, ao ministro Celso de Mello, mas ele se declarou impedido. A ação, então, foi redistribuída a Gilmar Mendes, que enviou o caso para o plenário do STF decidir.

Gilmar é um dos ministros do Supremo com melhor interlocução política com o Congresso Nacional. Segundo aliados de Maia, ele e o ministro possuem ótima relação.

Procurado pela CNN, o presidente da Câmara não se pronunciou. Nas últimas semanas, ele tem dito que ainda não é o momento de discutir sucessão no comando da Casa e que não pretende ser candidato à reeleição.

CNN Brasil