ONU usa Bolsonaro como (mau) exemplo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A ONU critica o comportamento do presidente Jair Bolsonaro e de outros líderes em relação à imprensa. Numa coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos foi questionado especificamente sobre o comportamento do brasileiro e, ao responder, mandou um recado ao presidente do país e outros líderes que vêm atacando jornalistas.

No domingo, Bolsonaro respondeu uma pergunta sobre denúncias de corrupção com a seguinte frase: “minha vontade é encher tua boca com uma porrada”. Nos dias seguintes, ele voltou a atacar a imprensa durante um evento sobre a pandemia, usando palavras como “otário” e “bundão”.

O temor de especialistas internacionais é de que as palavras de Bolsonaro se transformem em atos concretos contra os profissionais de imprensa.

De acordo com Rupert Colville, porta-voz da ONU para Direitos Humanos, líderes políticos tem um papel na sociedade em termos de exemplo. “Ameaças à violência por pessoas proeminentes, ainda que não concretizadas, podem levar infelizmente à violência real por parte de seus apoiadores e por pessoas que enxerguem isso como um sinal verde”, disse.

“Pedimos a todos os presidentes e primeiro-ministros, inclusive o presidente Bolsonaro, que tomem cuidado com o que dizem”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, jornalistas precisam ser autorizados a “fazer boas perguntas”.

“Esperamos que jornalistas façam perguntas sensatas e que não sejam agressivos em seu questionamento. Mas eles tem direito de fazer perguntas e perguntas penetrantes”, disse o porta-voz do escritório da ONU liderado pela chilena Michelle Bachelet.

Segundo ele, jornalistas devem ser “protegidos”. “Sob o direito internacional, eles tem liberdade de expressão, como qualquer outra pessoa”, explicou. Na avaliação da ONU, jornalistas desempenham o “papel vital” na sociedade”.

Redação com Uol