PP quer Damares candidata a senadora

Todos os posts, Últimas notícias

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi convidada pelo PP a se candidatar a senadora pelo partido em 2022. A legenda, à qual o presidente Jair Bolsonaro já pertenceu, está próxima do governo nos últimos meses.

Damares tem recebido pesquisas de vários partidos com o cenário da popularidade dela. Segundo aliados da ministra, algumas das pesquisas apontam 40% de aprovação para a disputa de uma cadeira no Senado. Esse cenário tem animado a ministra a disputar o cargo eletivo em 2022.

Ela ainda não definiu o estado que poderá disputar, mas o preferido é Sergipe. O presidente do partido, Ciro Nogueira (PI), confirmou ao GLOBO o convite à ministra. Sobre a escolha de Sergipe, onde a ministra já morou no passado, disse que “ela é forte em qualquer estado”.

As pesquisas apontam que Damares está com boa popularidade em oito estados, segundo seus aliados. Em Sergipe, onde gostaria de morar novamente, estaria com 40% de aprovação. Essas pesquisas foram levadas à ministra por pelo menos quatro partidos. Segundo seus interlocutores, ela não revela quais os partidos a procuraram e tem repetido aos mais próximos que pretende esperar o momento certo para falar sobre o assunto.

Damares é filiada ao PP desde 1995, quando morava em São Carlos, no interior de São Paulo. Ela trabalhou como assessora parlamentar por mais de 20 anos, transitando por diversos gabinetes de congressistas da bancada evangélica, e nunca se candidatou a nenhum cargo.

Procurada, a assessoria da ministra confirmou que a candidatura ao Senado se trata de uma “probabilidade”. Outros partidos, como Podemos, PSD, Patriota, PL, Republicanos e MDB negaram ter feito convites de filiação.

O presidente do Patriota, Adilson Barroso, disse que não houve conversas com a ministra, mas frisou que aceitaria abrigar a candidatura de Damares em seu partido se ela assim desejasse.

O Globo