Responsáveis por dossiê da Justiça ficarão impunes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Pessoas que atuam na investigação interna sobre o relatório que listou 579 servidores como integrantes do movimento antifascista não acreditam que os responsáveis pela elaboração do documento serão punidos.

Até o momento, a avaliação feita por membros da Corregedoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (CGU) é que teria sido realizado “um trabalho de monitoramento” desses servidores e que esse levantamento não resultou em perseguições aos funcionários.

Os envolvidos na sindicância veem a atuação da área de inteligência da Seopi, a Secretaria do Ministério da Justiça que fez o relatório, como “justificável”, sob o argumento de que os dados colhidos se basearam em informações públicas.

O assunto vem sendo tratado com muita cautela dentro do Ministério da Justiça. O governo avalia que, seja qual for o resultado da investigação, o caso será usado politicamente por opositores. A sindicância foi aberta por ordem do ministro da Justiça, André Mendonça, e tem prazo de 30 dias para terminar, podendo ser prorrogada.

O Globo