Trump agora faz campanha pró máscaras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JIM WATSON / AFP

Depois de mudar de tom e pedir para que os americanos usassem máscara, após meses relutando na eficácia da proteção facial, o presidente americano, Donald Trump, foi além: em e-mail a apoiadores, associou o uso do acessório ao patriotismo, e pediu que os americanos deem “uma chance” às máscaras, para evitar o isolamento social e voltar ao estilo de vida de antes da pandemia.

“Estamos todos juntos nessa e, embora eu saiba que houve alguma confusão em torno do uso de máscaras faciais, acho que é algo que todos devemos tentar fazer quando não formos capazes de nos distanciar socialmente dos outros”, diz o texto enviado a possíveis eleitores.

No texto, o presidente admite que não gosta de usar a proteção e voltou a culpar a China pela pandemia do coronavírus: “Também não adoro usá-las. (…) Mas elas podem nos ajudar a voltar ao nosso modo de vida americano, que muitos de nós, com razão, queríamos antes de sermos terrivelmente impactados pelo vírus da China.”

Há duas semanas, Trump exortou pela primeira vez os americanos a usarem máscaras, uma mudança impressionante em relação aos seus comentários anteriores sobre não usá-las. Semanas antes, ele menosprezou as máscaras como insalubres e sugeriu que as pessoas que as usavam estavam fazendo uma declaração política contra o presidente.

— Pegue uma máscara — afirmou à época. — Goste da máscara ou não, elas têm um impacto. Elas terão efeito e precisamos de tudo o que pudermos conseguir.

Ao todo, 155 mil pessoas morreram de Covid-19 no território americano, e mais de 4,7milhões contraíram a doença. A pandemia, cujos primeiros relatos surgiram na China no final do ano passado, é responsável por uma crise humanitária e econômica nos Estados Unidos, a pouco mais de três meses das eleições presidenciais marcadas para 3 de novembro.

O Globo