Zona Franca de Manaus indica retomada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Honda

A forte retomada da produção industrial no Amazonas reflete a capacidade de recuperação da economia após o isolamento social. Também pode ser o primeiro interpretada como sinal de recuperação em muitos outros estados brasileiros, uma vez que uma das principais vocações do Polo Industrial de Manaus, mais conhecido como Zona Franca, é a produção de insumos e matérias primas para outras indústrias.

A análise é do coordenador de Disseminação do pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Amazonas, Adjalma Nogueira Jaques, com base nos dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (11).

Primeiro estado a sofrer um colapso no sistema de saúde por conta da pandemia de Covid-19 e também o primeiro a registrar uma tendência de queda nos casos e óbitos, o Amazonas liderou a recuperação da produção industrial entre os 15 estados brasileiros analisados no mês de junho, com 65,7% de crescimento em comparação com maio de 2020. Esse resultado em junho ficou bem acima da média nacional para o período, que teve uma alta de 8,9%.

Redação com Folha