Bolsonaro enfrenta protesto de militares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo

Um grupo de cerca de 30 militares e pensionistas das Forças Armadas faz um protesto em frente ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino, em Ramos, onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa na manhã desta quinta-feira da formatura 3 mil sargentos da Marinha. Eles dizem que foram prejudicados pela Lei 13954/19 que elevou os descontos sobre os benefícios pagos à categoria. Os manifestantes afirmam que foram prejudicados pela reforma enquanto altos oficiais são beneficiados por mudanças legais aprovadas pelo atual governo. No protesto, eles gritam palavras de ordem, como “Bolsonaro Traidor”

Segundo representantes do movimento, com as mudanças, os praça e passaram a descontar de 7,5% para 9.5% do vencimento bruto, desde janeiro deste ano. No caso deles, contam, pensionistas passaram de zero por cento para 12,5%. A previsão é de um aumento de mais 1% em 2021. Os manifestantes dizem que antes de ser de eleito, Bolsonaro sempre ajudou a categoria. Mas que o presidente não atendeu aos apelos para que a reforma não prejudicasse a categoria, e que teria beneficiado apenas oficiais com um novo plano de carreiras. O grupo se auto intitula Tropa em Forma e já fez atos no Rio e em Brasília.

No cálculo de num dos participantes, o fuzileiro naval da reserva Wagner Coelho, os descontos gerarão perdas de R$ 86 milhões em 10 anos. A categoria promete promover um ato em Brasília reunindo militares de todo o país entre os dias 20 e 22 de outubro. Segundo representantes da categoria, Bolsonaro chegou a ser abordado por representantes do grupo na entrada da residência oficial, mas não houve acordo. O protesto desta quinta-feira é o primeiro que eles fazem contra o presidente no Rio.

Jair Bolsonaro participa da formatura 3 mil sargentos da Marinha ao lado do governador interino do Rio, Cláudio Castro (PSC), e do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), alvo de uma operação do Ministério Público do Rio e da Polícia Civil nesta quinta-feira. A agenda do presidente ainda inclui um almoço com Castro e uma viagem juntos a bordo do avião presidencial para a capital federal para a posse do ministro Luiz Fux como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Extra