Brancos têm o dobro de chances eleitorais de negros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Candidatos brancos têm o dobro de chances de serem eleitos vereadores, em comparação com seus concorrentes negros. A disparidade pode ser comprovada a partir da análise dos resultados das eleições de 2016 nas 26 capitais brasileiras. Dos brancos que entraram na disputa, 6,4% conquistaram vagas nas câmaras municipais — o índice cai para 3,2% entre negros, sendo 3,5% entre pardos e 2,1% entre pretos.

As maiores cidades do país acompanham a tendência. Em São Paulo, 5,4% dos candidatos brancos saíram vitoriosos, ante 3,3% de pardos e 1,3% de pretos. No Rio, os números são de 4,5% entre brancos, 2,5% entre pardos e 1,2% entre pretos. Apenas em Boa Vista (RR), a porcentagem de pretos eleitos em relação ao total de candidatos dessa cor (8,7%) é maior que a de brancos (6,8%). A explicação é o baixo número de candidatos — 23 para dois eleitos.

Uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), obriga os partidos a dividirem as verbas do fundo eleitoral de maneira proporcional ao número de candidatos negros e brancos inscritos para a campanha deste ano, além de adotarem o mesmo princípio na divisão do tempo da propaganda em rádio e TV. Trata-se da antecipação de uma nova regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no mês passado havia determinado que ela fosse adotada a partir de 2022. A liminar ainda precisa ser referendada pelo plenário do STF.

A composição étnica da população brasileira é dividida entre 46,8% de pardos, 42,7% de brancos, 9,4% de pretos e 1,1% de amarelos ou indígenas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019. Os negros, categoria não adotada pelo IBGE, reúnem pretos e pardos, orientação seguida pela nova regra do TSE. Eles são 56,2% dos brasileiros e também são a maioria nas urnas: os negros formam o grupo mais numeroso de candidatos. Em 2016, 7.668 pardos disputaram cargos nas câmaras de vereadores, mais do que os 7.479 brancos. E isso sem incluir os 2.320 pretos na soma.

O Globo