Demissão coletiva paralisa investigações da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Metrópoles

Investigadores que tiveram acesso ao estágio atual das investigações da Lava Jato em São Paulo relataram à CNN a dimensão do acervo existente, cujas investigações ficam paralisadas com a demissão coletiva.

Segue a lista:

1) Itaquerão – Investigações sobre corrupção na construção da obra. do estádio Principal investigado é o presidente do clube, Andrez Sanches, com possibilidade, segundo fontes, de alcançar outros envolvidos: Lula, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.

2) José Serra – É hoje o caso símbolo da operação. Investigação em curso avança sobre suposto esquema de lavagem de dinheiro que, segundo fontes, era “absolutamente impressionante”. Busca era pelo caminho do dinheiro: dos cofres públicos às contas no exterior. Fontes mencionam também que o enriquecimento da filha do senador tucano, Veronica, é “impressionante”.

3) Ronaldo César Coelho – Apontado como principal operador financeiro de José Serra. Construiu patrimônio, segundo investigadores, “bilionário”. Investigação em curso avançava sobre outros operadores do esquema e destino de recursos no exterior.

4) José Amaro Pinto Ramos – Apontado pelos investigadores também como operador de José Serra. Foi alvo de busca e apreensão neste ano. Avaliação de que há “grande potencial” para avançar.

5) Paulo Vieira de Sousa – Apontado como operador financeiro do PSDB. Com a quinta denúncia contra ele em vias de ser apresentada, a expectativa era de retomar as negociações sobre colaboração premiada pelo fato de esta denúncia envolver seus familiares em um suposto esquema de lavagem de dinheiro.

6) Rodoanel Sul – Pega principalmente o governo José Serra. Detalhe interessante: houve quebra de sigilo autorizada ontem, no mesmo dia da demissão coletiva, referente a lavagem de dinheiro fora do país. Apuração em curso busca destino do suposto dinheiro desviado no exterior.

7) Rodoanel Norte – Envolve mais o governo de Geraldo Alckmin. Força-Tarefa mapeou empresas de fachada no exterior envolvidas no esquema de corrupção. Havia também investigações em curso sobre lavagem de dinheiro no Brasil.

8) Gilberto Kassab – Investigações sobre contratos de quando era prefeito de São Paulo, referentes ao sistema viário paulistano, e de quando era ministro das Cidades. Avaliação de que ele “transitou em todos os lugares”. Investigadores dizem que partido que lidera, o PSD, também é alvo. Dos investigados em São Paulo, é o que apontam como o que há “volume mais farto” de documentos.

9) Alexandre Baldy – Flancos de investigações abertos a partir de investigações sobre Kassab.

10) Cartel do Metrô de São Paulo – Quebras de sigilo de investigados estavam em análise.

11) Deputado federal por São Paulo – Há uma denúncia pronta contra um deputado federal de São Paulo, acusado de lavagem de dinheiro. O valor da lavagem é de 10 milhões de reais.

12) Sistema financeiro – Investigações em curso a partir da delação de Antonio Palocci.

13) Dois acordos de leniência com grandes empresas em estágio “muito avançado”, segundo investigadores.

CNN Brasil