Extrema-direita afunda progresso social em Brasil, EUA e Hungria

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

Brasil, Hungria e EUA são os únicos dentre 163 países em que o progresso social diminuiu em relação a 2011, segundo dados do Social Progress Index, feito pela The Social Progress Imperative, organização global sem fins lucrativos com sede em Washington.

O Brasil ficou em 61º no ranking de 2020, bem abaixo da 46º posição registrada em 2014, último resultado do país divulgado pela pesquisa. O país está atrás do Kwait (46º), Argentina (41º) e Trinidad e Tobago (51º). No caso dos Estados Unidos, a queda foi da 16ª posição, também em 2011, para a 28ª este ano, atrás de países bem mais pobres como Grécia, República Tcheca e Estônia.

Já a Hungria, ficou com o 40º lugar, uma queda menor em relação a 2014, quando estava em 32º. Em comum, os três países são hoje governados por um trio de presidentes autoritários e negacionistas.

O índice foi inspirado por pesquisas de economistas vencedores do Nobel e coleta 50 métricas de bem-estar – nutrição, segurança, liberdade, meio ambiente, saúde, educação, entre outros – para medir a qualidade de vida.

O Globo